Quando se fala em etnomatemática,
para mim é algo inovador sobre como entender a matemática, pois aprendi de uma
forma totalmente diferente durante minha vida escolar de tudo isso que foi
visto no componente curricular: matemática e espaço. São experiências que nos
faz acreditar que a matemática agregado com cultura e etnia sempre fez parte de
nossas vidas mas pouco utilizados e que essas construções com formas
geométricas contam histórias, crenças, acontecimentos e outros eventos de povos
que acreditam nessa forma de pensar e utilizar a matemática. Esse povo que
acabei de falar são os povos Sona, originários de uma região africana
totalmente pobre e que vivem praticamente em condições precárias e com pouco
estudo, mas com uma cultura totalmente diferenciada e organizada de demonstrar
ao mundo esse verdadeiro saber milenar. No componente curricular matemática e
espaço, me trouxe uma verdadeira compreensão e prática de como poderei utilizar
essa forma geométrica criando um desenho lusona em diversos modelos e cores e
com uma variação na quantidade de fios utilizados nessa construção,
transformando em verdadeiros artesanatos.
Mesmo tentando difundir essa
cultura, não seria possível se não tivesse o apoio e a contribuição de um
professor nas salas de aulas para divulgar e valorizar uma verdadeira arte em
forma de matemática, diante dessa valorização as universidades incluíram esse
componente curricular para aprofundarmos os conhecimentos etnomatemáticos.
Durante minha infância e até mesmo
na minha adolescência quando ia para a praia, a brincadeira na areia era sempre
divertida e construtiva, desenhava diversos animais, castelos e outras formas
de construções, mas nunca imaginaria que essa arte, mesmo sem querer, fosse me
influenciar no futuro como uma espécie de artista de uma arte milenar e que jamais
ouvi falar, mas mesmo assim, com todas as dificuldades que tive na sala de aula
para desenvolver e fazer as lusonas, tenho a convicção que me senti mais humano
e criativo numa visão mais abrangente de entender essa nova matemática.
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