quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Resumo de todas as atividades


Quando se fala em etnomatemática, para mim é algo inovador sobre como entender a matemática, pois aprendi de uma forma totalmente diferente durante minha vida escolar de tudo isso que foi visto no componente curricular: matemática e espaço. São experiências que nos faz acreditar que a matemática agregado com cultura e etnia sempre fez parte de nossas vidas mas pouco utilizados e que essas construções com formas geométricas contam histórias, crenças, acontecimentos e outros eventos de povos que acreditam nessa forma de pensar e utilizar a matemática. Esse povo que acabei de falar são os povos Sona, originários de uma região africana totalmente pobre e que vivem praticamente em condições precárias e com pouco estudo, mas com uma cultura totalmente diferenciada e organizada de demonstrar ao mundo esse verdadeiro saber milenar. No componente curricular matemática e espaço, me trouxe uma verdadeira compreensão e prática de como poderei utilizar essa forma geométrica criando um desenho lusona em diversos modelos e cores e com uma variação na quantidade de fios utilizados nessa construção, transformando em verdadeiros artesanatos.
Mesmo tentando difundir essa cultura, não seria possível se não tivesse o apoio e a contribuição de um professor nas salas de aulas para divulgar e valorizar uma verdadeira arte em forma de matemática, diante dessa valorização as universidades incluíram esse componente curricular para aprofundarmos os conhecimentos etnomatemáticos.
Durante minha infância e até mesmo na minha adolescência quando ia para a praia, a brincadeira na areia era sempre divertida e construtiva, desenhava diversos animais, castelos e outras formas de construções, mas nunca imaginaria que essa arte, mesmo sem querer, fosse me influenciar no futuro como uma espécie de artista de uma arte milenar e que jamais ouvi falar, mas mesmo assim, com todas as dificuldades que tive na sala de aula para desenvolver e fazer as lusonas, tenho a convicção que me senti mais humano e criativo numa visão mais abrangente de entender essa nova matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário