terça-feira, 28 de agosto de 2018

Debate Educação Social UFSB

Juri universidade Social UFSB



 
Esse foi o júri sobre a universidade social em que o meu grupo defendia a universidade em todos os aspectos e o outro grupo acusava , produzindo um debate sadio e de suma importância para nossos conhecimentos.

5° Mostra cultural de matemática e espaço









                                  

       5° Mostra de matemática e espaço realizada dia  25/08/18 no campus Jorge Amado onde divulgamos os nossos trabalhos feitos durante o aprendizado em sala de aula e que foi um dia de troca de informações com outros discentes e um dia de diversão ,  de cultura e artístico para encerrar esse quadrimestre.

Universidade e Sociedade - Apresentando a UFSB


                                                                                                                                                                                                                               


             Vídeo da apresentação do meu grupo de trabalho sobre a ufsb, que foi realizado pela manhã do dia 21 /08/ 18 em 5 salas de aula e que foram distribuídos panfletos com informações referentes a nossa universidade para todos os estudantes do 3°ano do colégio Félix Mendonça que fica no bairro Sarinha em Itabuna .
            









 

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Fim do cc universidade e sociedade



        


         Essa foto aconteceu após o término de nossa última apresentação do componente curricular universidade e sociedade, selando a nossa participação em atividades dentro e fora da nossa universidade,levando todo o conhecimento que nos foi passado e interpretado por todos nós durante esse quadrimestre e com a observação de nossa professora Andrea que nos fez entender como realmente funciona a ufsb, desde a existência da primeira faculdade e da que existem até hj Breve aqui nesse blog o ou os vídeos da nossa apresentação no colégio estadual Félix Mendonça de Itabuna levando aos alunos um pouco dos cursos ofertados,os ciclos, auxílios financeiros e outros assuntos referentes a nossa universidade.Além disso, foram sanadas algumas dúvidas dos alunos que ficaram muitos interessados no método de ensino  da ufsb.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

TRABALHO PARA MOSTRA DE MATEMÁTICA

                  Com o intuito de representar o nosso grupo de trabalho na mostra cultural como atividade final sobre o que foram construídos em sala de aula e as diversas formas e desenhos que representam a etnomatemática, abaixo alguns exemplos dos trabalhos produzidos.


Apresentação sobre a ufsb

                     Como parte do componente curricular universidade e sociedade, na manhã de ontem,  21/08/18  eu e meu grupo fizemos um  trabalho de campo onde o principal objetivo era levar um pouco de conhecimento da forma como a ufsb funciona, método de ensino,como ingressar assim como foram sanadas as dúvidas por parte dos alunos do ensino médio do colégio estadual Félix Mendonça.
                    Foram apresentados também, os cursos ofertados no segundo ciclo como uma grande parte ou até mesmo a maioria dos alunos presentes queriam saber sobre medicina eram perguntas e dúvidas, uma atrás da outra,demonstrando que os alunos tinham muito interesse em fazer parte do corpo discente de nossa universidade. Foi apresentado pelo nosso grupo da melhor forma possível, bem esclarecedora e bem educativa onde foram distribuídos panfletos aos alunos com informações de tudo que foi apresentado em sala de aula. Diante de um público diferente, o nervosismo tomou conta da primeira apresentação, mas depois fui me acostumando e no final de 4 apresentações deu tudo certo.

Resumo de todas as atividades


Quando se fala em etnomatemática, para mim é algo inovador sobre como entender a matemática, pois aprendi de uma forma totalmente diferente durante minha vida escolar de tudo isso que foi visto no componente curricular: matemática e espaço. São experiências que nos faz acreditar que a matemática agregado com cultura e etnia sempre fez parte de nossas vidas mas pouco utilizados e que essas construções com formas geométricas contam histórias, crenças, acontecimentos e outros eventos de povos que acreditam nessa forma de pensar e utilizar a matemática. Esse povo que acabei de falar são os povos Sona, originários de uma região africana totalmente pobre e que vivem praticamente em condições precárias e com pouco estudo, mas com uma cultura totalmente diferenciada e organizada de demonstrar ao mundo esse verdadeiro saber milenar. No componente curricular matemática e espaço, me trouxe uma verdadeira compreensão e prática de como poderei utilizar essa forma geométrica criando um desenho lusona em diversos modelos e cores e com uma variação na quantidade de fios utilizados nessa construção, transformando em verdadeiros artesanatos.
Mesmo tentando difundir essa cultura, não seria possível se não tivesse o apoio e a contribuição de um professor nas salas de aulas para divulgar e valorizar uma verdadeira arte em forma de matemática, diante dessa valorização as universidades incluíram esse componente curricular para aprofundarmos os conhecimentos etnomatemáticos.
Durante minha infância e até mesmo na minha adolescência quando ia para a praia, a brincadeira na areia era sempre divertida e construtiva, desenhava diversos animais, castelos e outras formas de construções, mas nunca imaginaria que essa arte, mesmo sem querer, fosse me influenciar no futuro como uma espécie de artista de uma arte milenar e que jamais ouvi falar, mas mesmo assim, com todas as dificuldades que tive na sala de aula para desenvolver e fazer as lusonas, tenho a convicção que me senti mais humano e criativo numa visão mais abrangente de entender essa nova matemática.